terça-feira, 15 de setembro de 2009

PORTO MURTINHO - CIDADE APAIXONANTE

Quem bebe água do Rio Paraguai não esquece jámais e sempre volta. Murtinhenses apaixonados dizem isso aos visitantes nas rodas de amigos tomando um tereré gelado passando a guampa uns para os outros na roda, jogando conversa fora numa pausa do trabalho, na roda de amigos ou sozinho apenas matando a sede.
É uma grande verdade, pelo menos para mim. Morei alguns anos nessa tranqüila cidade situada às margens do rio Paraguai, rio de águas tranqüilas onde se vê as chalanas num bonito balé indo e vindo transportando pessoas para a ilha Margarida que podem ser moradores locais ou turistas.
Tomei muito teréré com a água desse rio, alias foi lá que conheci essa bebida tão refrescante e não adianta mentir, a saudade sempre ronda meus pensamentos e sempre que posso volto para rever parente e amigos.
A vida parece passar mais lentamente em Porto Murtinho e tudo fica muito perto, é possível dar uma volta no dique com uma bicicleta em menos de uma hora contemplando a natureza exuberante.
Porto Murtinho é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul, considerada a última guardiã do Rio Paraguai, seu nome é uma homenagem a Joaquim Duarte Murtinho, então Presidente do Banco Rio em Mato Grosso. Sua população é de pouco mais de 15 mil habitantes e o município possui uma área de 17782,9 km². Faz divisa com as cidades de Corumbá, Miranda, Bonito, Jardim e Caracol. Cidade de clima tropical com temperatura variando em média entre 10º C no inverno e 40º C graus no verão.
Uma das atividades mais representativas de Porto Murtinho é a agropecuária, mas o turismo de pesca é a sua principal atividade econômica. O trecho do Rio Paraguai em Porto Murtinho é um dos mais piscosos do Brasil, sendo por isso a pesca, além da fauna e flora, o principal atrativo da cidade.
Um abraço Porto Murtinho, sempre sentirei saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário