domingo, 6 de março de 2011

Nova Gautaporanga










NovaGuataporanga, ou “Guata”, só para os íntimos, pequena cidade do interior paulista que trás lembranças de boa parte da minha vida. Lembranças da escola, dos colegas e amigos, da igreja onde fiz minha primeira comunhão e crisma, da pracinha, das brincadeiras dançantes, da primeira namorada... São tantas lembranças que levaria muito tempo para contá-la. Lembro-me, quando ainda no ginásio com mais dois colegas de escola, o Valmir e o Francisco, em um evento cultural (Bicho, onde vocês estão?), que quando acontecia movimentava a cidade, fizemos nossa apresentação cantando "o menino da porteira". Foi o maior sucesso e também motivo de comentários por muito tempo, inclusive recebemos o apelidado de “Trio Parado Dura”, na época, o verdadeiro trio cantava música sertaneja e faziam o maior sucesso. Caracterizamos-nos com botas e chapéu e foi um sucesso... Confesso que rolaram alguns namoros por conta do sucesso que fizemos. Mas, quanto à carreira musical, não passou disso.
O nome da cidade teve origem em 1947, com a divisão da fazenda Guataporanga. Na linguagem Tupi, fera amarela. Nova Guataporanga surgiu de um povoado, situado na região da gleba de Pau D´Alho, foi fundada por José Alves Ferreira e Antônio Gomes no dia 20 de outubro de 1948, recebendo inicialmente o nome de Guataporanga.
A cidade desenvolveu-se através da cultura cafeeira e sua formação administrativa teve início em 30 de dezembro de 1953 com a criação do distrito de Tupi Paulista. Tornou-se município autônomo em 18 de fevereiro de 1959, com território desmembrado dos municípios de Monte Castelo e Tupi Paulista.
A população, em 2000, era estimada em 2087 habitanttes, sendo 359 na zona rural e 1728 na zona urbana. Em 2004 a população estimada era de 2067,atualmente, 2178 habitantes no município, segundo o IBGE.
A cidade não possui o mesmo movimento de outrora, quando as pessoas que trabalhavam nos cafezais iam até lá para fazer compras ou assistir a uma partida de futebol no estádio local. Os cafezais foram sendo substituídos pelo retiro leiteiro, e isso diminuiu a quantidades de trabalhadores que faziam o movimento da cidade. Mas para mim continua com o mesmo charme de antes. Um grande abraço Nova Guataporanga e até sempre.